domingo, 30 de Agosto de 2009

Dicas de decoração para a sala de estar

dicas de decoração para a sala de estar

Para manter o conforto, antes de escolher os acessórios que irão compor a sala, é preciso ficar atento aos espaços disponíveis no ambiente. Um bom corredor e espaço entre os móveis para a circulação das pessoas é um diferencial.

A primeira lição de decoração é sobre uma peça essencial na composição de uma sala; o conjunto de sofás. A peça nunca deve ficar de costas para a porta de entrada e nem entre dois ambientes, como um móvel para separar cómodos. Para locais pequenos, é importante investir em apenas um sofá, de dois ou três lugares, e optar por cadeiras ou poltronas. A cor dos dois itens não precisa se a mesma, porém, as nuances devem ser compatíveis. No caso de ambientes maiores, pode-se empregar dois sofás, além de cadeiras, pufes ou poltronas.

Além da quantidade de sofás, o tamanho da sala também delimita a quantidade de móveis. Mesas de centro e de canto podem ser escolhidas de acordo com as medidas. O estilo minimalista, em alta no momento, dita que os móveis devem ser funcionais e não serem colocados apenas para enfeite.

Quadros e tapetes também devem ter tonalidades da cor principal escolhida para a decoração. O exagero não é permitido, já que a elegância está na escolha de objectos funcionais, belos e práticos para combinar. Os tapetes têm uma função especial e tem também o poder de demarcar o espaço da sala; é importante que o acessório esteja ajustado ao tamanho da sala e deve entrar debaixo do sofá até aproximadamente sua metade. A cor deve ser na mesma tonalidade do móvel, que dá a ideia de expansão no ambiente.

Actualmente, ter uma sala de estar é um luxo que apenas apartamentos e casas de grande porte podem desfrutar. Na maioria dos imóveis das grandes cidades, a sala de estar e a sala de TV se unem em um mesmo cómodo. Conforme exige a etiqueta, se a sala de estar for integrada à de TV é aconselhável que o aparelho não seja ligado enquanto as visitas estiverem conversando no local.

Seguindo essas dicas, basta ajustá-las ao seu gosto para obter uma sala de estar decorada com bom gosto e conforto.




Sem comentários:

Enviar um comentário